domingo, 13 de novembro de 2011

Parque Dona Lindu, Recife-PE.






Caros amigos, colegas e seguidores. Após uma semana na cidade do Recife, acompanhando o 15º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, volto a atualizar meu blog.
Primeiramente, gostaria de parabenizar toda a comissão reponsável pela organização do congresso. Estava impecável! Parabéns a toda SBAU, na pessoa do Sr. José Ricardo Martins. Foram palestras com temas polêmicos que fizeram com que todos os congressistas refletissem mais sobre o papel da Arborização Urbana. Não posso esqueçer de destacar a belíssima exposição sobre as praças de Burle Marx no Recife e do impecável trabalho da Professora Ana Rita e do seu Laboratório da Paisagem-UFPE. Maravilhoso trabalho ao resgatar a memória do mestre Burle Marx.
Como não poderia deixar de mencionar, o local onde foi realizado o congresso, O Parque Dona Lindu, projeto do Arquiteto Oscar Niemeyer. Porém, vou me concentrar apenas na parte que mais chamou minha atenção, o paisagismo!
Segundo consta no site da Prefeitura do Recife, a área tem, além de gramado, 3 mil espécimes vegetais, entre elas palmeiras, coqueiros, ipês roxos, paus-brasil, acássias cubanas, craibeiras, felícios, lagestromias, paus-de-formiga, mororós, jasmins, filodendronias, guiambês, orelhas de onça, clúsias, cicas, lírios, panamás vermelho e rosa, ixoras, açucenas e barbas de serpente. Os 60% de área verde equivalem a 16.300,20 m², enquanto que a área construída chega a 6.280.65 m².
Fiz algumas imagens da área de lazer do parque, que por sinal é muito utilizada pela população, e que merece mais atenção no que tange a sua manutenção. Fica aqui minha crítica também ao porte com que foram plantadas as árvores voltadas a arborização dos estacionamentos. A maioria das árvores faltam tutoramento e estão com porte abaixo de 1.50m.
A distribuição dos equipamentos foi muito bem implantada, setorizando bem o lazer ativo do passivo. Muito bom! E o playground de madeira da Ana Ferragens, estava sempre cheio de crianças! Aliás, de muita qualidade os playgrounds. Para quem quiser pesquisar mais um pouco: http://www.anaferragens.com.br/

Bem... fica aqui minha dica de lazer!

Saudações Paisagísticas!

Mais informações no site:
http://www.recife.pe.gov.br/2007/07/18/mat_145077.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário